a possibilidade de adotar inovações experimentadas em outros setores/âmbitos diversos è a grande oportunidade atual das empresas !

Este termo, ainda pouco conhecido, è o que dà lugar a um transferimento de conhecimento inter-setorial extremamente inovador! Se fala de crossfertilization para indicar um fenómeno de interdisciplinaridade, ou seja, relação/contiguidade entre diversas áreas do saber humano, não estando encerrada em uma determinada área mas em seus confins, aqueles espaços entre uma área e outra.

“Le opere d'arte aumentano di valore col passare del tempo. Ecco perché il nostro lavoro è giudicato così strano. Un istante dopo essere stato acclamato, un modello viene copiato in lungo e in largo, e diventa proprietà di tutti. Quando uno stile è considerato vecchio viene scartato. Il fashon design non è arte. Non credo che dovrebbe essere considerato arte nè io un artista. Non creo i miei abiti per il museo. (...) Ho sempre cominciato dall'osservazione del corpo, perché è questa la cosa essenziale. Il corpo è eccitante. Il mio più grande desiderio è fare degli abiti che creino la stesa eccitazione del corpo." (Issey Miyake, 1983)

Em um vestido ou acessório existe sempre alguma coisa que pertence a um determinado tempo, justamente porque a moda, segundo meu ponto de vista, è história que se veste. Depois temos os outsiders visionários, e então as coisas mudam: Issey Miyake è um deles, que geralmente vai contra a corrente, captando no zeitgeist os humores do futuro próximo e que, em mais de 40 anos de carreira atravès deste modus operandi criou uma linguagem única, feita de formas, materiais e tecnologias que nos deixam, gostando ou não, sempre maravilhados. Ele cria o que chamamos de uma moda timeless.
Esta tambèm foi a abordagem que percebi ter sido o plano de fundo de sua recente mostra, “The Work of Miyake Issey” na National Arts Center de Tokyo, cujo teaser pode ser visto aqui (https://youtu.be/cNdHpFd5UlE). Ela testemunha não apenas seu espírito de avant-garde mas a grande unicidade de seu trabalho que ele ama definir como “fazer coisas”. Em um grande percurso expositivo, a mostra conta desde as primeiras experimentações dos anos 70 atè o momento atual, com uma moda concebida como relação tecido-corpo, junto a uma arte dos materiais que elogia as geometrias e a obsessão maior de seu percurso: as pregas! Não è a primeira vez que ele è celebrado em um espaço tào prestigioso: em 1982, participou da exibição "Intimate Architecture: Contemporary Clothing Design" no Massachusetts Institute of Technology, onde o foco jà era a sua moda vista como um design arquitetònico. Na década seguinte, em 1998 a Fondazione Cartier em Paris realizou a mostra “Issey Miyake Making Things”, que depois foi realizada em New York e Tokyo.
O design è uma paixão antiga de Issey: em 1960 ele enviou uma carta ao World Design Conference que acontecia pela primeira vez no Japão, na qual exprimia o seu desacordo pela exclusão da moda das disciplinas do design. Este fato, mais a sua visão artística (è tambèm escultor), junto da sua predisposição ao uso de novas tecnologias, permitiram que pudesse realizar, nas suas coleções de moda, um mix de origami e hi-tech, de minimalismo junto de artesanato complexos.
Um traço comum a outros estilistas contemporàneos è a sua colaboração e contaminação entre saberes e figuras profissionais como designer gráficos, engenheiros, arquitetos e demais figuras criativas, reunidas todas no Miyake Design Studio fundado em 1970. Aqui o pensamento projetual è uma açào fundamental pois serve de estímulo continuo para novas soluções na pesquisa de tecidos e na confecção de moda singular.
Desta forma, desde 2010 ele tem obtido um grande sucesso tambèm na área de design de produto, no segmento de luminárias principalmente, com a grande trendsetter do setor, Artemide, a ponto de vencer em 2014 o Premio Compasso d’Oro ADI para a coleção IN-EI Issey Miyake, desenhada por ele e Reality Lab. O processo 132 5. Isley Miyake no qual se baseia a lâmpada premiada è um método genial para criar vestidos e constitui um exemplo de como ele atingiu o mais alto grau na pesquisa de materiais e processo para o design em geral. Aqui, o mundo da criatividade sartorial se encontrou com a análise matemática: o tecido utilizado è capaz de assumir e manter formas em 3D!
Este prêmio contempla na verdade a relação que Miyake criou com a moda desde o princípio: seus conceitos de presença e ausência, ou seja, aquilo que existe no espaço vazio entre a pele e o tecido graças ao movimento do corpo. A sua pergunta aqui è sempre a mesma: como envolver o corpo, que è tridimensional, com um outro extrato de tecido que ao invés è bidimensional? Ele tenta responder sempre atravès da realização de roupas com uma única peça de tecido, que não serve para reduzir a quantidade de material, mas para plasmà-lo como se fosse uma autêntica escultura para vestir resultando em uma espécie de Alaia minimalista, podemos ousar dizer. Que seja papel, silicone, fibra natural, resina, não importa: qualquer material pode ser utilizado.
Os resultados de sucesso são muitos: começando pela coleção Pleats Please!, inicialmente pensada para William Forsythe Ballet de Frankfurt em 1993, a linha A.POC de 1998 (acrônimo de A Piece Of Cloth) que faz parte da história da moda contemporânea: representa uma maneira inteiramente nova de fazer roupas, que nada tem a ver com agulhas e bobinas, ou ainda a série 132.5 de 2010, com a colaboração de seu engenheiro têxtil Manabu Kikuchi, que resultou um tempo depois na bolsa mais copiada da década, a Bao Bao Bag.
Com seu modo de ver a moda atravès da arte, do design e da pesquisa de materiais, ele rompeu os esquemas e determinou uma nova forma de vermos as demais coleções do fashion system. Fundindo a poesia e a praticidade da tradição japonesa com a arte abstrata, tecnologia moderna e funcionalidade, ele è um ótimo exemplo de crossfertilization na atualidade.
Write a comment
Cornelia Porco (Tuesday, 07 February 2017 08:27)
I think the admin of this web page is truly working hard in favor of his website, since here every material is quality based information.
Loja da naomi (Sunday, 18 February 2018 18:37)
Olha que legal! Bolsa Importada Japão Baobao Veja as bolsas tendência no Japão e Coreia do Sul:
Instagram: @lojadozedejunho
Bolsa Importada Marca Issey Miyake Baobao Importada Do Japao https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-921320084-bolsa-importada-marca-issey-miyake-baobao-importada-do-japao-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-921316024-bolsa-issey-miyake-baobao-cor-ouro-importada-do-japo-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-921314966-bolsa-issey-miyake-baobao-cor-preta-sucesso-japo-e-coreia-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-969593975-bolsa-issey-miyake-importada-vermelha-modelo-baobao-kpop-_JM