zeitgeist | Terrorismo: a era da ansiedade perene

Qual è o perigo para o INCONSCIENTE coletivo do Ocidente depois deste novo ataque do Terrorismo no coraçào da Europa?

O que aconteceu em Brussels ontem, este tipo de ataque terrorista, provoca um dano físico e psicològico devastador ao ser realizado em áreas públicas. Os terroristas são motivados por razões políticas, religiosas ou étnicas, mas seu maior ideal na verdade é produzir um efeito psicológico negativo em uma toda uma população, e não apenas nas vítimas de seus ataques.

 

Segundo o Professor Massimo Ammaniti, famoso psicoanalista e psicopatologo, o perigo mais óbvio é o mesmo observado por especialistas de psicanálise nos Estados Unidos após o 11 de Setembro: o instinto de ficar em casa, recusando-se a sair para ficar obsessivamente assistindo ao noticiário na TV, e isolar-se da vida quotidiana. O fenômeno, cuidadosamente estudado, se via em milhares de pessoas. Você cai em uma espécie de "evasão passiva", que impede a retomada da normalidade e dá lugar ao medo e ansiedade.


Atravès de argumentos irracionais ou ilógicos, somos capazes de justificar quase tudo. Lembram de Adolf Hitler, que usou o terror como uma tática política? Ele fez ver ao mundo que os fins justificam os meios, e com a desculpa de "salvar " a raça alemã exterminou centenas de milhares de seres humanos. Os terroristas hoje parecem operar da mesma forma, mas atravès dos dogmas de sua religiào.


O professor afirma que o projeto Isis é a paralisia do Ocidente. O plano é convencê-lo de sua impotência atravès de uma guerra psicológica real. O objetivo é bloquear a economia que é a base do nosso modelo: neste caso, viagens relacionadas a negócios, turismo, estudo, à nossa vida diária. O aeroporto, o metrô.

O medo é uma emoção motivada, vem como uma reação a uma ameaça real. As bombas de Brussels causaram um medo coletivo inevitável. Mas se você não controlar esse medo, ele levarà à ansiedade e ao terror.  A condição em que o medo é menos focado em um dado objetivo da realidade, alarga a idèia de um vasto perigo, indistinto, não limitado. Então você vive em um constante estado de alarme e preocupação.

 

Como combater a Ansiedade que vem destes fatos?


Nosso cérebro é uma máquina bem organizada, afirma
Ammaniti, e a ansiedade é produzida pela amígdala, uma espécie de interruptor que é activado em condições perigosas. E é a "parte velha" do cérebro humano em relação à evolução, ele diz. Depois, há as "últimas peças" para auto-controle e programação, ou seja, as áreas frontais e pré-frontais. Em casos de grande estresse emocional, isso irá criar um desequilíbrio "em favor" da ansiedade. O importante é ser capaz de controlar tudo isso. Os neurobiólogos muitas vezes falam da fisiologia da ansiedade e enfrentar o problema de como encontrar formas prò-ativas para lidar com isso, para evitar ser devorado por reações de passividade, a resignação à vida cotidiana, e aqui voltamos ao projeto Isis.

 

A melhor arma, afirma o psicoanalista, é parar e olhar para si mesmo, centrado em sua própria personalidade e também usar algum exercício bem conhecido, por exemplo, graças à ioga. Ou respirar profundamente, com foco, para dominar as ondas mais emocionais e irracionais. Se eu for confrontado com um perigo e permanecer passivo e inerte, eu vou estar à sua mercê. Em vez disso, se ativo, eu decidir lidar com a ansiedade e controlar as minhas escolhas, o perigo permanece, é claro, está lá, mas torna-se mais claro. Ele acha que é essencial, em um nível pessoal, mas sobretudo ao nível colectivo, ter sucesso na construção de estratégias para conter a ansiedade.

 

Salman Rushdie tem uma resposta para esta ansiedade: "Não fique aterrorizado. Não deixe o medo ser uma regra em sua vida. Mesmo se você estiver assustado." Na frente de um terrorismo que, infelizmente, será uma presença constante, temos que proteger-nos psicologicamente, e concretamente para não sucumbir à ansiedade...

Write a comment

Comments: 2
  • #1

    Cidinha Leal (Wednesday, 23 March 2016 13:25)

    Muito bom !!! Embora será difícil controlar esse medo e terror que se instala em nosso cotidiano!!
    Penso q no momento a única saída é lutar contra sua própria capacidade de gerar medos !!!!

  • #2

    Fah Maioli (Wednesday, 23 March 2016 23:18)

    Concordo contigo Cidinha, e obrigada por apreciar! Bjs

STUDIO FAH MAIOLI - Milan & Antibes

MAIL | contact@fahmaioli.com

INSTA | fahmaioli

FACE | fahmaioli

LINKEDIN | fahmaioli

PINTEREST | fahmaioli