ZEITGEIST | Como enxergar e VER o que está acontecendo?

para saber o que está acontecendo e quais forças estão em ação neste momento, devemos descobrir os modelos de pensamento mostrados nos arquétipos.

A forma de Trend Analysis que realizo, faz a análise estrutural de um determinado arquétipo e como se manifesta através das imagens e dos mitos da humanidade. Buscamos a manifestação dos Significados Simbólicos do Arquétipo na Moda, no Design e na Comunicaçào destes setores utilizando o Coolhunting, a Semiòtica, a Antropologia, a Filosofia e a Psicologia.


VOCE CONSEGUE PERCEBER O QUE ESTA ACONTECENDO NA MODA E NO DESIGN ATUAIS?
Como enxergar e VER o que está acontecendo? O modo mais claro de discernir o que está acontecendo e quais forças estão em ação neste momento, é o de analisar os fenômenos através das configurações que se repetem em contínuo em contextos diversos: chamamos de modelos de pensamento ou de arquétipos.

Tem notado o recente interesse da Arte, Design e Arquitetura na representaçào das àrvores? Sabe porquè? Nas imagens acima vemos o pàtio de The Number 6, o prèdio mais lindo do mundo de 2015; as novas criaçòes no Design do visionàrio designer italiano Andrea Branzi e a àrvore de cobre do no hall de entrada do  Il Mercato del Duomo em 2015.

AS FORCAS ARQUETIPICAS QUE MOVEM O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS
No zeitgeist (mood cultural do momento) as forças arquetípicas, que vem à tona expressas em determinados setores, orientam a nossa cultura contemporânea e se revelam no mundo, comparecendo regularmente e universalmente na arte, no design, na moda, nas teorias, nos rituais e nos comportamentos, nos sonhos e na folia, e vão se manifestar nas projeções de futuro. Basicamente elas configuram o que estamos desejando ou sentindo numa determinada época histórica.

Na psicologia analítica, criada por Carl Gustav Jung (autor dos desenhos acima) arquètipo se refere às imagens primitivas inseridas no inconsciente coletivo desde os primórdios do ser humano. São moldes inerentes ao ser desde o princípio da existência, os quais têm a função de atuar como fonte primordial para o amadurecimento da mente. Eles nascem da incessante renovação das vivências experimentadas ao longo de várias gerações.

 

UMA PESQUISA DE INTENSA ATUALIDADE...
Vocès tem visto as ùltimas publicidades de Moda, Design e os produtos mais recentes que tem invadido as Fashion Weeks e o Fuori/Salone del Mobile que sào os trendsetters para o lifestyle mundial? Todos tem em comum algo: utilizam arquètipos no seu design e/ou na estrutura narrativa de sua Comunicaçào.

Tem notado o como a Moda està utilizando toda uma Simbologia nova nào apenas nas suas criaçòes mas na sua Comunicaçào com o mercado?

Write a comment

Comments: 0

STUDIO FAH MAIOLI - Milan & Antibes

MAIL | contact@fahmaioli.com

INSTA | fahmaioli

FACE | fahmaioli

LINKEDIN | fahmaioli

PINTEREST | fahmaioli