zeitgeist | Viktualienmarkt

Acredito que a verdadeira alma de uma cidade e de seu povo se sente INTENSAMENTE nestes locais...

Sou uma apaixonada por mercados públicos, como vocês devem saber e então, visitar o de München (Munique), me deu muito prazer! Acredito que a verdadeira alma de uma cidade e de seu povo - ou seu Zeitgeist - se vè e se sente somente nestes locais. Aqui os frutos da terra, e a sua alquimia, a sua transformaçào, nos dào pistas preciosas sobre como se comportam e pensam os nativos do territòrio em questào. Alèm de, claro, encher nossos olhos e corpos com gostosuras sem fim!

O Viktualienmarkt è o mercado pùblico mais famoso da região e está em pleno centro da cidade, a poucos passos da Marienplatz e da igreja de St. Peter. Dois séculos jà em em funcionamento, sempre de segunda a sàbado, das 7 às 19 horas, è disposto em uma superfìcie de 22 mil m² com 140 banquinhas e oferece flores, plantas, verduras e frutas, alèm de produtos que vocè sò vai encontrar aì, como a famosa torta Engadiner ou Tuorta de Nusch Engiadinaisa (veja no final do post junto de  Vinzenzmurr) que è a receita de doce mais gostosa que provei na Alemanha atè hoje. E olhem que sou uma gulosa!!!

 

E descobri, entre tantas coisas, que existe um queijo verde feito por là. Sim...olhem sò:

No Viktualienmarkt acontece o carnaval de Marktfrauen, e hà poucos metros deste está a Schrannenhalle, construída pelo rei Massimiliano II em 1851 querendo copiar de certa forma o mercado de Paris. E’ um edifício longo 430 metros onde à época se vendiam cereais, mas que foi danificado por um forte incêndio em 1932.

Com o tempo foi reconstruído e hoje abriga uma gigante Eataly! Fiquei emocionada, pois o espaço è belíssimo e orgulha muito o nosso Made in Italy. Olhem que bacana:

Dica #foodlover em München

Bem, minha dica #foodlover, de uma dica de nativo, è de experimentar dois típicos locais de gastronomia bavarese que aì estào: um è o Cafe Frischhut e o outro è o fast food bavarese Vinzenzmurr, super conhecido por quem frequenta a Oktoberfest - nasceu com ela e là está com seu quiosque hà mais de 110 anos.

O cafè fica a poucos metros daqui, na Prälat-Zistl-Straße 8, e recomendo ir atè là e pegar a sua Schmalznudel (nào existe tradução em nenhuma outra língua, melhor ver a foto abaixo e tentar definir conforme a sua cultura gastronômica).

Aqui na Itália a chamamos de ciambella fritta, e, se for primavera, pegue ela, recèm-feita (bem light, como vocè pode ver acima, risos), e sente-se em uma das grandes e gratuitas mesas do Biergarten, aos pés do Maibaum (a colorida árvore na abertura do vídeo) acompanhando, quem sabe, por uma deliciosa birra artesanal.

A outra, se for a hora da fome mesmo, è de ir atè o fast food alemão mais gostoso e típico que existe, o Vinzenzmurr bem em frente ao Viktualienmarkt, pegar um takeaway com qualquer uma das delicias presentes e, voilà, aproveitar tudo o que esta simples, mas deliciosa experiència pode oferecer.

Vale a pena. Faça como os locais e você nào vai ter arrependimentos!

Write a comment

Comments: 0

STUDIO FAH MAIOLI - Milan & Antibes

MAIL | contact@fahmaioli.com

INSTA | fahmaioli

FACE | fahmaioli

LINKEDIN | fahmaioli

PINTEREST | fahmaioli