design | Contaminação com a Moda

Dois mundos diversos apenas aparentemente: afinal ambos compartilham a intenção de interpretar e concretizar o conforto e a elegância, sendo unidos pelo mesmo denominador, o projeto.

Hoje mais do que nunca, os grandes estilistas são protagonistas no vestir a casa com as suas coleções e o mobiliário e complementos se tornam neste contexto os representantes máximos de um lifestyle. Conceito visível e palpável a quem conhece ou admira o Made in Italy: berço natural desta criativa e incrível contaminação.

Já dizia o critico de arte, pintor e filosofo italiano Gillo Dorfles, mestre inspiracional de toda uma geração de maestros italianos do Design, que è “a mudança da moda que contagia o design”, analisando basicamente o fenômeno iniciado nos anos 60 pela italiana Germana Marucelli, a costureira (àquele época a palavra fashion designer ainda nào estava no vocabulário do setor) amiga de artistas como Ungaretti, Montale e Campigli, que foi uma das primeiras a unir arte à alfaiataria.

 

Assim como Pierre Cardin e Yves Saint Laurent realizaram à mesma época, interpretes de um estilo que transportavam ao atelier e às casas que frequentavam e viviam. Certamente temos uma data de início mas é mais fácil recordarmos de alguns lampejos “crosscultural”, ou seja, trocas e contaminações entre moda e design que foram se intensificando através dos anos.


Hoje, o design se abriu ao mundo, permitindo novas e inusitadas colaborações, muitas vezes imprevisíveis e das quais temos duas grandes embaixadoras hoje na Itália: a Fundação Prada, muito eficaz no diálogo entre moda, arte e design, e o Spazio Fendi, de vanguarda absoluta que presenteou visibilidade a vários grupos de artistas, designers e estilistas.


A própria atuação profissional contemporânea dos criativos do Zeitgeist finalmente resgatou a multidisciplinaridade, eliminando a especialidade, tào pobre e redutiva, determinando então que o designer traga, do seu próprio DNA e de seu background acadêmico, cultural e de percurso de vida, a capacidade criativa e intelectual de gerar tanto moda quando design. Arrisco a afirmar, pela experiência e vivências que possuo ao redor do mundo dos bens de consumo, que ser um verdadeiro designer hoje, por definição, è criar, colocar coisas no mundo em qualquer setor.

 

Um designer deve multiplicar seus talentos, sempre que os tiver, claramente. Defendo meu ponto de vista com uma lógica simples: se nào existem mais limites constritivos na sociedade como um todo, dentro desta nossa liquidez contemporânea, como afirmou o filósofo da pòs-modernidade Bauman, porque, oras, deveríamos ainda possuì-los nestes dois setores? Seria anacrônico, nào acham?

 

Esta è a gênese que determina ou ao menos influencia, a intensa Contaminação Moda & Design da atualidade. A moda definitivamente introduziu o design àquele glamour e aos rituais mundanos que faltavam desde seu início espartano: lembremos da frase "Menos è Mais", de Robert Browning em 1855, resgatada por Mies van der Rohe quando definiu o que seria o Design Minimalista na dècada de 60. E este descobriu um mundo que talvez esnobava ou parecia não o interessar...

Os anos 90 marcaram o inìcio de uma sèrie de diàlogos muito criativos entre a moda e design aqui em Milão, com incrìveis correspondèncias, que duram atè hoje, como vemos abaixo:

Se vocè gostou deste tema, acesse o ebook Contaminação Moda & Design !

Write a comment

Comments: 3
  • #1

    Giuliana (designer) (Monday, 01 February 2016 19:48)

    AMEI o seu post Fah! Continue nos brindando com este excelente conteùdo.

  • #2

    Carlos M. Vasquez (Monday, 01 February 2016 19:49)

    Oi Fah,
    Eu estava pesquisando sobre o tema e quando encontrei seu site achei mais outras coisas bem interessantes...Nossa...vou passar sempre por aqui, valeu!
    Carlos

  • #3

    Denise Abreu (Monday, 01 February 2016 19:51)

    Legal o que escreveste: "Um designer deve multiplicar seus talentos, sempre que os tiver, claramente." Bah, vivo dizendo isso... Gostei, obrigada por dividir este seu talento conosco.

STUDIO FAH MAIOLI - Milan & Antibes

MAIL | contact@fahmaioli.com

INSTA | fahmaioli

FACE | fahmaioli

LINKEDIN | fahmaioli

PINTEREST | fahmaioli