trend | Imm Cologne 2016

A IMM Cologne na Alemanha è o similar ao Salone del Mobile italiano onde novidades, tendências e principalmente os humores do mercado são mostrados por primeiro ao mundo.

Adorei a moodboard inspiracional de Sebastian Herkner, designer em destaque nesta ediçào.
Adorei a moodboard inspiracional de Sebastian Herkner, designer em destaque nesta ediçào.

Este artigo foi exclusivamente escrito para a Revista Decore n.114.

Parece que a crise está passando por aqui: cerca de 1.200 empresas confirmadas expondo, sendo 2/3 do exterior (50 países) que em 7 dias atendem cerca de 150 mil visitantes de todo o mundo. O Made in Italy, destaque sempre, trouxe mais de 100 expositores, com grandes novidades, que veremos neste artigo. Vamos là?

Para os apaixonados em Design, tem novidades de Cassina a Driade, da Minotti a Molteni, passando pela Poliform e Porada. Atè a Alessi se aventurou e montou uma mostra bem bacana no centro da cidade, no conhecido MAKK – Museum für Angewandte Kinst Köln do tìtulo ‘Alessi Made in Crusinallo. The Beauty and the Mastery’ que conta a evolução da empresa atravès dos produtos que fizeram a sua estória. E segundo fiquei sabendo, jà que jà esteve atè em Londres, serà replicada aqui em Milano a partir de Abril.

Quem visitou a IMM sabe que a exposição è dividida em 9 setores, entre móveis clássicos e de estilo contemporâneo, divisões dedicadas aos estofados e as camas, aos interiores modernos e àqueles de design. Estes últimos são divididos em setores, que a feira chamou de Pure, Pure Talents, Pure Editions, Pure Startup onde expõem pequenos empreendedores e jovens talentos, rede de escolas e designers. Sempre de grande interesse è a instalação ‘Das Haus – Interiors on Stage', que è a realização de um modelo habitativo integral geralmente dado a um talento em acensão: este ano o escolhido foi Sebastian Herkner, que apresentou no pavilhào 2.2 uma casa circular sem paredes e estruturas.

CINCO DESTAQUES TRENDSETTER DO MADE IN ITALY NA IMM COLOGNE:
As tendências que estão surgindo em imm Cologne deste ano sào em direção a uma nova  definição de conforto, jogando isso em diferentes níveis de design. A base parte de Das Haus – Interiors on Stage de Herkner, que atravès de uma planta circular, oferece um conforto muito distinto que passa por ser sem arestas, perfumada, colorida e comunicativa, mudando de pele quando o morador quiser. A palavra chave aqui è uma “casa camaleònica”. Trago aqui os 5 conceitos que se destacaram nesta IMM Cologne:

1) COMPONIBILIDADE CLÁSSICA

A B&B Italia, dà o início aqui ao seu 50° aniversário, lançando a première oficial do documentário ‘B&BItalia. Poetry in the shape. When design meets industry’ (que você pode ver aqui https://youtu.be/sxkOYy_pX-k e que foi realizado para a Sky arte HD) que percorre a aventura do fundador Piero Ambrogio Busnelli. Com este modo eles apresentam duas novas coleções de estofados, ambas assinadas por Antonio Citterio: o sistema Richard, com o tema da componibilidade a partir de 76 elementos facilmente agregáveis, impostados sobre duas medidas de profundidade (90 cm para as soluções mais formais e 120 para as composições mais amplas) e a coleção Gio, uma família completa de sofás, elementos terminais, chaise longue, camas auxiliares, cadeiras e mesas de acento clássico contemporâneo para o outdoor.

2) MUTAÇÕES EM CHAVE REVIVAL
Um outro big do Made in Italy escolheu Colonia para um lançamento histórico: Cassina apresentou os cinco primeiros projetos da linha MutAzioni,o primeiro capitulo do vasto programa C90, para festejar seus 90° que na verdade acontecem em 2017. Uma revisão contemporânea dos ícones de design em um stand inspirado pelo Rietveld Pavilion com projeto de Patricia Urquiola, art director da brand. Vimos a cadeira Black, Red and Blue de Gerrit Rietveld na versão  Zeilmaker dos anos 20, a poltrona Utrecht, a mesa Doge de Carlo Scarpa, a chaise-longue Wink de Toshiyuki Kita e mais elementos do sistema Met de Piero Lissoni.

3) DESIGN AMPLIANDO SUAS FONTES
Muitas marcas italianas uniram a sua experiência à criatividade de designers estrangeiros como  Patrick Norguet, Jacob Wagner, Ronan e Erwan Bouroullec. O resultado são produtos belos de olhar, mas ao mesmo tempo funcionais e criados com materiais de alta qualidade.

4) SOFAS: PECA QUE RETOMA SUA CENTRALIDADE 
Este ano pelo visto o protagonista absoluto è o sofá que vem proposto em diversas e variadas formas e cores. Seja para indoor ou outdoor como na Ethimo.

5) MESAS: TECNOLOGIA E CALOR
As mesas aparecem em grande quantidade, para escritòrio como em Lapalma, ou na cozinha como em Valcucine. Este ambiente combina o estilo à praticidade mais atual, sem perder o calor que distingue de outros da casa. Falando em calor da madeira, gostei muito de Riva 1920 que colocou em mostra mais de 100 produtos reproduzindo uma oficina laboratório criando a sensação de sermos completamente imersos em um mundo onde tudo è feito com madeira. Destaco o Woodpile que parece um engradado mas na verdade è um banco para várias pessoas.

Write a comment

Comments: 0

STUDIO FAH MAIOLI - Milan & Antibes

MAIL | contact@fahmaioli.com

INSTA | fahmaioli

FACE | fahmaioli

LINKEDIN | fahmaioli

PINTEREST | fahmaioli