trend | Conceito de Trasmutaçào = Transformação + Preciosidade

Sempre de forma multidisciplinar, agora os designers atuam com cientistas, geólogos e artesãos usando nào apenas o saber fazer ancestral mas um mix disto com as tecnologias atuais como a impressão 3D. O resultado primário è que materiais baratos e comuns estão tendo um novo papel, muitas vezes mais precioso.

A palavra alchimia ou alquimia tem origem no árabe al-kimiya, que está relacionada com o conceito de química e  durante séculos foi considerada uma ciência mística, que tinha como principal objetivo a transmutação de um elemento em outro. Um dos seus principais objetivos era transformar metais não preciosos em ouro, e assim, foram feitos vários esforços para criar a pedra filosofal, que teria a capacidade desta transformação. Apesar dos vários esforços e dos seus objetivos nunca terem sido alcançados, eles foram responsáveis por várias descobertas e invenções.

Na contemporaneidade, a expressão alchimia ou alquimia tambèm indica a tentativa de transformação de um material em outro, porèm usando os avanços na ciência e tecnologia alcançados nos dias de hoje. Assim, o conceito da trasmutaçào, base da Alchimia, que identificamos como a tendência mais importante no Design nos pròximos anos e que vamos explorar a partir deste momento neste artigo e no ebook , tem como base a transformação e a preciosidade, seja em formas e cores, mas principalmente nos materiais.

Um dos grande motivos è sobretudo o fato de que os materiais, base da Alchimia, estão vivendo um grande momento: eles definem a estrutura, o padrão, o mood, a função e claro, a proveniência dos objetos que estamos colocando no mundo. Nào são mais meros coadjuvantes de um projeto e sim, protagonistas! No mix de mentes criativas entre tecnologia e natureza, as mudanças mais importantes estão acontecendo nos materiais e a cross-fertilization origina inclusive uma nova profissão no Design Industrial: os materiologistas. Estes, que tem o conhecimento do aspecto do projeto, da industrialização e do mercado, são os responsáveis atuais pelo cruzamento de fronteiras entre materiais e materialidades que estamos verificando em todas as maiores feiras internacionais do setor.

Na mesma via, com o auxilio da nanotecnologia estamos tendo acesso a produtos que mudam de cor ou assumem formas conforme o mood do usuário ou forma de utilizo. Vimos centenas de exemplos concretos disto no último Fuorisalone!

Nào pensemos porém, que esta è uma tendência passageira: a crise de 2008, com o impacto da austeridade, junto das novas tecnologias, sobre a qual jà falamos tanto em nossos reports, mudaram a nossa psique. Nào somos mais os mesmos… Começamos a reavaliar nossa forma de consumo e o nosso lifestyle, iniciando a valorizar os nossos core values, colocando relacionamentos e experiências acima de coisas materiais. O consumo muda, pois esperamos mais dos produtos, e a ênfase da compra recai sobre aquilo que tem personalidade, expressão criativa e valor emocional. Aqui, então a Alchimia è fundamental!

Com a transformação vem junto a preciosidade, que retoma o aspecto precioso dos metais envolvidos na alchimia. Vimos o primeiro sinal no Salone de 2014 com “Precious Kartell”, dando importância ao luxo e à qualidade dos materiais revestindo-os de prata, bronze e ouro e na Maison Objet de Setembro de 2015, onde um dos temas era exatamente este, “Precious”: preciosidade.

Write a comment

Comments: 0

STUDIO FAH MAIOLI - Milan & Antibes

MAIL | contact@fahmaioli.com

INSTA | fahmaioli

FACE | fahmaioli

LINKEDIN | fahmaioli

PINTEREST | fahmaioli